Alerta à população acerca da grande incidência de crimes de furtos de veículos praticados com uso de Chapolin

Alerta à população acerca da grande incidência de crimes de furtos de veículos praticados com uso de Chapolin

A Polícia Civil de Rondônia, através da Delegacia Especializada em Repressão à Furtos e Roubos de Veículos Automotores – DERFRVA, por seu Delegado Titular Alessandro Morey e Adjunto Leonardo Magela, vem à publico alertar acerca da grande incidência de casos de crimes de FURTOS DE VEÍCULOS praticados através do acionamento de “dispositivos de controle eletrônico”, conhecidos por Chapolin, ou seja, qualquer controle remoto de portão eletrônico.

Nesse cenário, os infratores se aproveitam do “descuido” das vítimas que ao acionarem o travamento eletrônico das portas de seus veículos não tomam o devido cuidado em conferir se realmente seu veículo travou as portas e, por sua vez, o acionamento do alarme “sonoro”. Daí os infratores adentram nos veículos e subtraem os pertences que ali se encontram, ou então, aproveitando-se de outro “descuido costumeiro” da maioria das vítimas (para não dizer 99% dos casos de furtos de veículos) subtraem o próprio veículo fazendo uso da “chave reserva”, pois as desafortunadas deixam a chave reserva no interior do porta-luvas, junto com Manual do Veículo.

Como exemplo, podemos citar que no dia de ontem (01/08/2019), por volta das 12hs, um veículo HB-20 (zero) foi subtraído nas proximidades da DETRAN/RO, nesta Capital, enquanto aguardava para ser emplacado, pois o(s) infrator(es) praticou/praticaram o furto do veículo fazendo uso da chave reserva que se encontrava no seu interior, conforme acima.

Outro exemplo, acontecido há aproximadamente 30 dias, quando uma caminhonete S-10, ano e modelo 2018/2019 foi subtraída do estacionamento do shopping, nesta, tudo porque a vítima acabou deixando a chave reserva do veículo no interior do porta-luvas, juntamente com o Manual do Proprietário.

Nos anos de 2016/2017 e 2018, através de vários trabalhos investigatórios e operações policiais realizadas (à exemplo das diligências que desencadearam na chamada “Operação Clone” e outras), que, por sua vez, culminaram com várias prisões de infratores, esta Delegacia Especializada conseguiu reduzir os números de furtos de veículos praticados através dos chamados Chapolins, contudo, agora verifica-se novamente grande incidência de tais crimes, que acabam por acontecer em razão de parcela de “descuido” das vítimas.

- Esclarecem os Delegados que, em grande parte dos casos acontecidos nos anos anteriores, os veículos subtraídos eram adulterados (supressão e/ou remarcação da numeração dos vidros e substituição das placas por outras de veículos com as mesmas características de ano, modelo, cor e marca, transformando-os em Clone ou Dublê) e, por sua vez, eram comercializados como se fossem “Finan”, ou então, transportados à Bolívia servindo como “moeda de troca” por entorpecentes.

- Por derradeiro, informam os Delegados de Polícia daquela DERFRVA, algumas dicas de segurança à população e proprietários de veículos, conforme abaixo:

 

DICAS PARA SE EVITAR FURTOS OU ROUBOS DE VEÍCULOS AUTOMOTORES

  1. Nunca deixar chave reserva no interior do porta-luvas do veículo, vez que na maioria das vezes as vítimas assim o fazem;
  2. Sempre conferir o fechamento das portas depois de acionado o dispositivo de alarme e travamento;
  3. Nunca permanecer no interior do veículo depois de estacionado, seja em Supermercados ou em Shoppings Center, manuseando aparelho celular ou namorando, por exemplo, evitando-se “roubos e/ou estupros”;
  4. Prestar atenção no movimento da rua, antes de chegar ao destino final, seja em residência ou trabalho;
  5. Nunca deixar objetos, de valor ou não, de forma aparente no interior do veículo;
  6. Nunca deixar a chave na ignição de motocicletas e se ausentar do local, mesmo que “rapidamente”;
  7. Nunca assinar o DUT ou entregar o veículo, em casos de compra e venda, sem antes verificar o real pagamento em conta bancária, evitando-se fraudes, principalmente, nas vésperas de feriados e finais de semana;
  8. Na existência de estacionamento privativo, nunca deixe o veículo em via pública, principalmente em “shows” e no entorno de “shoppings”;
  9. Não cole adesivos que exponham informações pessoais;
  10. Utilize equipamentos modernos de segurança, como bloqueadores, rastreadores e localizadores.